segunda-feira, 6 de maio de 2019

MANIFESTO

"Nenhum poeta tem o direito de fazer versos 
porque sinta necessidade de os fazer.
Há só a fazer aqueles versos cuja inspiração
é perfumada de imortalidade."
- Fernando Pessoa

Todos escrevem e ninguém lê,
Kafka dizia isso queimando clássicos em sonho.
Os últimos meses mostram a necessidade
de não morrer durante o dia
e escrevo porque quero:
minha imortalidade está garantida.
Fernando, poesia não tem sentido separada da vida
e é hilário vê-los teimando ler as entrelinhas
sem perceber que tudo está aí
                                     da sein

Pois é, tudo acabou, é inegável,
eles sabem
e este corpo ficou dolorido
como após o sexo ou o combate.
Tiro tufos de borracha dos pêlos
- transávamos palavras, inconsequentes rasuras -
e o último olhar crê que, apagada,
o permitirei parar de ser quem se é
                                                  para-si
Fernando, me responda como não escrever sobre esses olhos
que não te incomodo mais com minhas poesias.

Pois as respostas que encontrei
foi para perguntas que não fiz
e não fazem sentido para nósoutros
- por exemplo, quando dizem que temos que seguir,
eu não entendo para onde.
Arrasto um corpo pelas ruas
transformando os caminhos em cenas de meus crimes.
Teu sorriso na boca de todo povo
e tuas digitais por todo meu corpo
enquanto espero, encabulada,
roendo minhas unhas, recheadas de pele,
como quem come um papel com o segredo
para escondê-lo de quem pode acabar com isso:
nós mesmos
sabemos que isso é impossível
sem nem sabermos de tudo que se passa em nós
(agora mesmo, minha garganta grita,
mas minha boca não fala sua língua).

Então vá, explore o mundo e depois me conte,
eu não preciso ver para crer:
meus deuses estão por toda a parte
                                             mitsein
Continuarei sendo tudo o que não foi feito.
Continuarei pois é tudo o que resta a ser feito.
Continuarei pois
tu me deste o mundo inteiro mas ele não faz sentido sem ti.
Fernando, olhe, ele está chorando...
mas não é bizarro?
O mundo não acaba ao dizemos coisas desse tipo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário